Profissionais da beleza do sul da Bahia buscam qualidade e segurança no trabalho

Marta Alves Teixeira
JBO

A empresária Marta Alves Teixeira é proprietária de um salão de beleza na zona sul de Ilhéus. Ela trabalha ao lado de oito funcionários e atende em média 450 clientes por mês. Destes, 80% já têm mais de cinco anos de fidelização. Mas a empresária está sempre preocupada com a qualidade e segurança dos serviços. Por isso, busca constantemente novos conhecimentos e técnicas. Marta Teixeira é uma das participantes do curso “De olho na qualidade”, ministrado no Ponto de Atendimento do Sebrae, em Ilhéus, de segunda-feira, 20, até quinta-feira, 23. A iniciativa atende a uma demanda da Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Ilhéus (Asbelc), através do Núcleo de Salões e Cosméticos, do Projeto Comércio.

“O curso é sensacional. Os temas abordados irão, sem dúvida, contribuir para a melhoria do meu negócio”, garante Marta, empresária que tem a consciência de que um ambiente organizado ganha respeito e a qualidade do serviço prestado gera credibilidade. Perguntada sobre que item do conteúdo do curso ela já começou a aplicar no seu empreendimento, Marta é rápida na resposta: o conceito da ética. “Criaram uma imagem de que salão de beleza é lugar de fofoca. Isso não pode ser visto como uma regra. É claro que há clientes que chegam, desabafam seus problemas. Mas nós não podemos fazer o papel de psicólogos diante da situação. O ambiente de trabalho é lugar de prestar serviço e bem feito”, alerta.

Além de empresária bem sucedida, há mais de 10 anos no mercado, Marta Teixeira é estudante do curso superior à distância de Estética e Imagem Pessoal. Sua empresa tem o selo de identificação da Asbelc, idealizado pela associação, com o objetivo de destacar salões de beleza na cidade que funcionam de forma legal e oferecem garantia de qualidade na prestação de serviços.

A consultora do Sebrae, Neuza Dórea, revela que o curso está focado em cinco elementos fundamentais para o sucesso de um salão de beleza: organização, limpeza, descarte, higiene e ordem mantida. “Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa; é o que não se suja”, revela, acrescentando que, melhorando o ambiente de trabalho o pequeno empresário consegue aprimorar o desenvolvimento das pessoas, diminuir desperdícios e até contribuir com a consciência global.

O curso também já foi apresentado aos associados da Associação dos Profissionais da Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles). Para além da troca de experiência em sala de aula, a consultora visita as instalações do empreendimento e sugere mudanças para a melhoria do ambiente. Em Ilhéus e Itabuna, segundo pôde constatar, o maior problema dos profissionais ainda está em conseguir manter a ordem do local. “Por causa da demanda e da pouca quantidade de profissionais no ambiente de trabalho eles não conseguem dar conta. Mas isso pode ser resolvido tranquilamente”, diz. Segundo ela, as mudanças começam logo após as intervenções em sala de aula.

Demanda - A iniciativa do curso “De olho na qualidade” atende a uma demanda dos profissionais de beleza da região, associados às duas entidades em Ilhéus e Itabuna. A gestora do projeto, Karla Peixoto, lembra que o Sebrae está presente no processo de organização das associações, incentiva, dá apoio e acompanha a evolução do setor, oferecendo cursos, missões empresariais e palestras de estímulo organizacional. No mesmo período em que acontece o curso de qualificação em Ilhéus, os profissionais de Itabuna estão sendo contemplados com o curso “Como vender mais e melhor”, ministrado pela consultora Marta Ayres, também no período de 20 a 23 de maio. Ela já esteve mês passado em Ilhéus, passando sua experiência para os comerciantes da cidade.